segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

(De) formação cívica

Este blogue reflecte, como todos de certeza já terão notado, o trabalho da Associação de Pais em prol dos interesses dos encarregados de educação do Instituto D. João V. Naturalmente isso implica a defesa intransigente dos seus direitos, que estão devidamente protegidos por lei, tendo como superior interesse a formação dos seus educandos. Não há educação em Portugal que contemple o atropelo à lei e aos direitos dos encarregados de educação.
Entendemos que os exemplos, nesta matéria, são absolutamente importantes. A escola não pode exigir comportamentos cívicos aos seus alunos, se o exemplo que lhes dá é exactamente o contrário do que apregoa.
É por isso que aproveitamos para partilhar com os pais em geral, a indignação que alguns pais fizeram chegar junto da Associação de Pais, confrontados com a atitude dos responsáveis da escola relativamente à eleição da Associação de Estudantes. A lista vencedora, ao que parece, destruiu praticamente toda a propaganda das listas adversárias, e utilizou como estratégia a intimidação para conseguir os seus intentos, perante a complaçência da Direcção Pedagógica, apesar dos protestos de alguns encarregados de educação, face à revolta dos seus educandos perante tal injustiça. Além de fomentar maus exemplos cívicos, o querer ignorar assuntos destes implica o desacreditar por parte dos jovens em valores importantes como o respeito mútuo, a tolerância e os valores democráticos. Parece-nos que as aulas de formação cívica não estão a atingir os fins a que se destinam. Alguém precisa urgentemente de noções de cidadania. A começar pela liderança...