sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Será a Matemática um bicho de sete cabeças?

Ajude os seus filhos a… aprender Matemática






A Matemática tem uma presença forte no nosso quotidiano. Está em todo o lado. E é precisamente por estar tão presente que é possível recorrer a situações da vida diária para ensinar Matemática às crianças. E elas até vão gostar…

Aprender nas compras

São muitas as oportunidades de aprendizagem que uma simples ida em família ao super/hipermercado oferece. Uma pequena máquina de calcular a utiliação dessa funcionalidade nos omnipresentes telemóveis poderá ajudar na resolução das questões mais complicadas.

Logo na entrada poderá ser sugerido um primeiro cálculo: o número de artigos a levar, tendo em atenção o seu peso, para se optar por levar um cesto ou um carrinho para as compras.

Já na secção de frutas e legumes, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, unidades de medida e fazer comparações.


Algumas questões que podem suscitar interesse aos mais pequenos:

  • Quantas maçãs são necessárias para obter (cerca de) um quilo desta fruta?
  • O que pesa mais: um saco com dez peras ou com dez tangerinas?


    E poderá "treinar" outros conhecimentos de Matemática:

  • O que custa mais: 100 gramas de fiambre a 6,26 euros por quilo ou 150 gramas a 4,29 euros por quilo?

  • Vamos somar o valor de todas as compras, que estão no cesto ou no carrinho e calcular quanto já gastamos até agora?
  • Quantas refeições podemos preparar para a nossa família com esta caixa de lombos de peixe congelado?
  • A conta foi de 65,23 euros. Se pagarmos com quatro notas de 20 euros (80 euros) quanto devemos receber de troco?
  • E se, com o troco que recebermos, formos à loja de brinquedos, quantas bonecas/carrinhos podemos comprar?

    Aprender cozinhando em família

    Também na cozinha os mais pequenos podem brilhar juntos dos pais, avós, irmãos... mostrando os seus conhecimentos de Matemática.

  • Para começar, os mais pequenos podem ler uma receita, lendo todas as unidades que acompanham as quantidades de cada ingrediente, necessário para fazer, por exemplo, um bolo ou uma tarte.

  • Depois, podem verificar se as quantidades estão correctas, de forma a que todos os comensais possam degustar o cozinhado e, se necessário, modificar a receita, usando a divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor.

    Aproveitem ainda para treinar as fracções. Um exemplo:

  • Se a receita do bolo da avó para quatro pessoas necessita de 1/3 de uma caneca de açúcar amarelo, qual é a quantidade necessária para preparar um bolo para seis pessoas?

    Aprender a gerir a mesada

    Uma das melhores formas de ensinar os mais pequenos a gerir o dinheiro é dando-lhes uma pequena semanada ou mesada para gastarem de acordo com as suas necessidades e interesses.

    Deverá ficar bem claro em que artigos (comida, brinquedos, livros, revistas, cinema, teatro…) o dinheiro poderá ser gasto, sempre com ponderação.

    Aprender em viagem

    Aprender a utilizar e a interpretar a informação existente nos mapas requer a aplicação de conhecimentos matemáticos. Desta forma, ajudando o pai ou a mãe escolher os melhores trajectos para a viagem, são várias as perguntas com que se podem desafiar os mais pequenos:

  • Qual o caminho mais curto para chegar até... e a que distância real corresponde?
  • Se não utilizarmos estradas com portagem qual é a diferença, em quilómetros, entre os dois percursos?
  • Se o carro gasta uma média de 7 litros em 100 km, no total, qual o volume de combustível que se prevê gastar?
  • Se fizermos o percurso a uma média de 90 Km por hora, quanto tempo vamos levar para percorrer 150 Kms?
  • Por quantas cidades ou distritos vamos passar?

  • Se levarmos 2 horas para percorrer 250 km, qual será a velocidade média?

  • Qual o custo total da viagem, contabilizando o combustível e as portagens?

    Aprender com os jogos

    Através de jogos básicos - como labirintos e jogos que impliquem, por exemplo, uma aventura na busca de tesouros perdidos – as crianças apreendem e treinam os conceitos de sequência e de contagem.

  • Jogos como o xadrez, as damas ou o jogo do galo, ensinam estratégia e lógica.
  • Os puzzles simples são um bom instrumento para treinar o raciocínio espacial e a geometria - por exemplo num puzzle de figuras recortadas partindo de um boneco base ao qual se acrescentam peças de vestuário - enquanto outros, mais elaborados, ensinam formas e tamanhos. Nestes jogos as crianças, ao agruparem as peças do jogo, treinam ainda competências como a sequenciação e a ordenação.

    Assim, em família, são muitas as oportunidades que podem ser aproveitadas para que os mais pequenos treinem os seus conhecimentos em Matemática e - muito importante - apliquem os seus conhecimentos em situações reais.

  • In educacao.te.pt