terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Vamos melhorar os resultados pedagógicos...

"A maioria dos alunos não tem método de estudo e demonstra dificuldade em articular matérias".
Segundo Florbela Samagaio, embora não exista uma receita mágica e de cada caso ser um caso, há pequenas dicas que o aluno pode utilizar para "estudar melhor". "É importante que se habitue a fazer fichas biográficas e bibliográficas, que mantenha os cadernos organizados, que estude um pouco todos os dias e que não deixe acumular matéria, principalmente nas disciplinas em que o seu volume é maior". O factor "disciplina" é, por isso, uma prática a cultivar, embora nem sempre isso seja fácil pelo facto de, não raras vezes, "os alunos chegarem a casa tarde e cansados".
Igualmente importante, seja qual for o grau de ensino, é que o aluno "evite decorar a matéria na véspera do exame". "Grande parte dos estudantes estuda à última da hora e com objectivos imediatos: fazer o exame e ter boa nota. Têm boa capacidade de memória e conseguem 'desenrascar-se'. Mas, passados dois ou três meses, já não se lembram daquilo que estudaram, mesmo se o que está em causa são aspectos estruturais do curso.

Resultado: "Como têm muitas disciplinas, os alunos vão-se dispersando e têm dificuldade em articular os conteúdos ou em perceber a relação que existe entre conteúdos de diferentes disciplinas. Muitas vezes a matéria deixa de ter um fio condutor, e isso nota-se em anos de escolaridade posteriores."

Problemas que podem ser minimizados com um bom método de estudo.

In www.educare.pt