sábado, 12 de janeiro de 2008

A Associação de Estudantes...

Em meados de Dezembro recebemos uma carta da Associação de Estudantes do IDJV, a protestar pelo facto de termos aqui escrito que o seu comportamento durante a campanha para a eleição dos representantes dos alunos tinha sido manifestamente deplorável. Entendemos responder agora, passado a época das férias natalícias.
De facto, nós não divulgamos factos sem ter a certeza que são verídicos. Quando dizemos que a Lista M (lista eleita, cujos elementos constituem a actual Associação de Estudantes) tinha como prática de campanha eleitoral denegrir, vandalizar e intimidar , temos como base os testemunhos de quem foi alvo dessa situação e de quem assistiu. As fotos em baixo são apenas um pequeno exemplo do que afirmamos.





Estas fotos mostram o comportamento de elementos da actual Associação de Estudantes (ex. Lista M) durante uma campanha da Lista L (grupo de alunos concorrente), denegrindo e insultando, evidenciando a sua falta de cultura cívica.
Pensamos não ser necessário completar ainda mais aquilo que afirmamos.
Mas há mais aspectos na carta que merecem um pequeno apontamento da nossa parte. Dizem os jovens estudantes que «... Ao contrário da Associação de Pais do Instituto D. João V, nós, a Associação de Estudantes, procuramos sempre a melhor maneira de colaborar nas actividades escolares.»
Dito assim é comovente. Curiosamente, na passada semana, que foi recheada de actividades desportivas, a participação da Associação de Estudantes rondou valores negativos (ou seja, abaixo de zero), tendo sido alunos do 12º ano a colaborarem com os professores, nomeadamente os membros da Lista L. Portanto, podemos considerar que, para a Associação de Estudantes, a melhor maneira de colaborar nas actividades escolares é... não participar.
«Ajudar, respeitar e apoiar fazem parte do nosso objectivo.»
Também é comovente. Aqui fica um pequeno exemplo...



E ainda outro...



Estes vídeos estão no Youtube há oito meses, e transmitem da escola onde vocês estudam uma imagem degradante, colocando em causa a idoneidade de colegas vossos, professores, e restante comunidade escolar, que não se identificam com tal espírito de alma. Julgamos que não é esta a ideia que a Associação de Estudantes quer transmitir da escola (ou será que é? Será que as vossas intenções escritas são, como se diz na gíria escolar, pura palha?). Se é, não contam com o nosso apoio. E se para a Associação de Estudantes a «...crítica não é mesmo a melhor forma de retratar os outros, pois o maior erro que um homem pode cometer é não conseguir superar todas essas críticas», nós temos outra opinião (não é critica): O maior erro do homem é alimentar a sua personalidade com disparates.
Da nossa parte têm sempre o nosso apoio... mas para coisas sérias.