terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Prémio Pitágoras

É com empenho que passa horas ao fim-de-semana à volta do computador a criar novos problemas para levar para a escola. Isabel Martins, professora de Matemática na EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia, em Coimbra, não contabiliza esse tempo. O que verdadeiramente lhe importa é ensinar e que os seus alunos estejam atentos e aprendam o que a disciplina dos números tem para dar. A abordagem e a metodologia de Isabel Martins, 35 anos de ensino e 56 de vida, valeram-lhe o Prémio Pitágoras, distinção atribuída pela primeira vez em 2007 pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
"A Matemática exige trabalho, dedicação, não é um bicho-de-sete-cabeças". Há uma fórmula que para Isabel Martins é imprescindível para uma aprendizagem de sucesso. Um bom professor, um aluno empenhado e pais interessados na educação. "São três vectores importantes. É preciso que a família, os pais, os encarregados de educação valorizem a escola, a instrução, o saber", defende.
Premiar as melhores práticas e as abordagens mais inovadoras na docência da Matemática. Reconhecer publicamente docentes de Matemática, dos ensinos Básico e Secundário, "que se distingam pela qualidade excepcional da sua prática lectiva e, assim, contribuir para estimular a melhoria no ensino da Matemática". Estes são os principais objectivos do Prémio Pitágoras, instituído pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2007.

In www.educare.pt