terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Insucesso/sucesso escolar

Ontem , na reunião entre a DP e alguns pais, relativamente ao desempenho pedagógico do colégio, foi solicitado À DP qual a estratégia para tentar melhorar o desempenho do Instituto. A resposta foi mais ou menos esta: Aulas de apoio que ninguém vai. As crianças não se interessam e a culpa mais uma vez é dos pais, que não obrigam os filhos a irem. Por outro lado, a DP informou que um dos grandes problemas dos resultados do IDJV é o facto «de a escola não ser elitista e ser inclusiva», ou seja aceita toda a gente, não podendo seleccionar os alunos. A propósito disto, gostaríamos que fizessem a seguinte análise:
— No ranking acima, descubram qual a escola que é selectiva e que escolhe a qualidade dos seus alunos. Nós só conseguimos ver escolas que tal, como o IDJV, não são selectivas e são inclusivas. Portanto, estão no mesmo plano, a maioria com melhores resultados.
— Mas existe uma pequena diferença entre o IDJV e as escolas públicas. É que o IDJV PODE ESCOLHER LIVREMENTE OS SEUS PROFESSORES, OU SEJA, É SELECTIVA NO QUE RESPEITA AO CORPO DOCENTE, o que quer dizer que pode ter os melhores professores, o que não acontece com as escolas públicas, que mesmo assim têm melhor desempenho. Portanto, como ontem foi dito, que os professores são «muito bons», não se percebe como é que o IDJV mantêm o seu estatuto de colégio medíocre. A não ser que a culpa seja dos pais, que são portadores de espírito rural, mal formados, e sem interesse nenhum sobre a escola. Então, «não é em casa que a educação deve ser dada?» Depois é o que dá, pais e filhos ignorantes. Mesmo assim, será que nas outras terras os pais são muito melhores? São mais formados e mais interessados no processo educativo dos filhos? Toda a gente sabe que não são, portanto...