quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

“Temos estas estratégias (???) e temos mais…”

Ainda na reunião a DP foi questionada a propósito das estratégias de ensino, implementadas na escola, perante os casos de insucesso escolar. A propósito desta questão responderam: “temos estas estratégias (aulas de apoio - que os alunos não frequentam) e temos mais.... as disciplinas que no final do período apresentarem um insucesso com percentagens superiores a 20% os professores são obrigados a definir um plano de recuperação, uma estratégia - acção correctiva ".

È caso para perguntar: será que os tais planos de recuperação existem na realidade? È que, os resultados não estão muito à vista... e persistem em não chegar… Aliás uma forma possível da escola/professores contornarem esta situação é … “correr” os alunos com nota 3 (neste caso até ao 9ºano) e a 10 valores (do 10º ao 12ª ano), quando na realidade deveriam ter negativa, o que perante este panorama, os restantes alunos saem prejudicados, e como é natural sentem-se injustiçados e desmotivam (mas neste caso estão os pais em casa para os incentivar, ora essa!).

Convém dizer que, esta questão dos planos de recuperação dá muito trabalho e para além disso, o programa de ensino é muito vasto, há também que poupar tempo, de modo a preparar convenientemente as aulas. Sim, porque estas têm que ser preparadas… não vá depois um professor arriscar a chegar à aula e ter que pegar no livro e ler, ao invés de explicar a matéria e depois ouvir os meninos .... é que para além disso, ainda há a questão das fichas que é preciso fazê-las em sala de aula… e corrigi-las…

Ah, outra coisa... o que ainda é mais grave ... é a questão dos testes... não vá o professor ter que entregar um teste sem o ter feito previamente e mais .... ter que ir à net tirar à pressão um teste com perguntas que nem sequer foram abordadas na aula.. Bom, mas esta última, até que não é assim tão grave... é que os meninos também precisam de saber um pouco de cultura geral... ou então recorram aos pais, ou em último caso, aos explicadores (no que diz respeito aos mais elitistas, claro, porque “somos uma escola inclusiva”).

Para terminar, e de forma a não correr riscos... é pois necessário não desperdiçar tempo com os planos de recuperação, porque também a avaliar pelos resultados, as coisas no terreno não têm saído bem, não vá depois “chover” uma carrada de encarregados de educação pela porta da DP, aliás esta está sempre aberta mas só atende um de cada vez…. manda a ética!